terça-feira, 22 de setembro de 2009

Miséria

Na aula de Leitura e Produção de Textos I, conversávamos sobre a situação das crianças que constantemente vemos por aí, nas ruas, em situação miserável. Deixo aqui minha opinião sobre isso e exponho o que considero como um dos principais motivos.


O problema da miséria, ou, mais diretamente, da criança miserável, tem seu início muito antes da própria criança nascer, sendo que, muito comumente, inicia-se antes mesmo dos pais se conhecerem.

Trata-se de uma miséria que poucos ouvem, poucos falam.

Trata-se de uma miséria psicológica. Aquela em que o indivíduo nem se dá a chance de tentar, não se permite aventurar-se em seus sonhos. Portanto, não somente à falta de recursos financeiros deve ser associada a miséria, pois de que adianta ter dinheiro e não poder comprar ou ofertar os bens mais valioso: amor, carinho, compreensão, respeito. Seria possível alguém com uma mente miserável poder ofertá-los?!

Pois é. Agora podemos imaginar quão difícil é para quem sequer junta esforço em busca de uma progressão em sua qualidade de vida, seu conforto, seu bem estar.

Então imaginemos quando duas pessoas com mente e pensamentos miseráveis se juntam, unem seus laços e resolvem gerar frutos dessa união. Fica a pergunta: no ambiente em que será criada essa criança, ela terá a oportunidade de seguir outro caminho?

Talvez sim, através da educação. Mas dificilmente essa educação brotará em seu lar. O lugar de onde deveria nascer o alento, muitas vezes é o palco da frustração, local onde surge o sentimento de incorformidade.

Quanto à política, não deve ser tarefa árdua conquistar votos e apoio de tais indivíduos, que se deixam comprar.

Às vezes, por necessidade. Às vezes, por preguiça de analisar a postura de outros candidatos. Mas, na maioria dos casos, a real causa é a “semvergonhice”, pois tem gente que mesmo após ser comprado, dá as caras aos veículos de comunicação, dizendo se arrepender do voto, que foi ludibriado.

Mas é questão de esperar e constatar que, nas próximas eleições, a história se repetirá, ficando cada vez mais difícil controlar essa situação miserável que nos assombra e nos acompanha, de perto ou de longe.

Um comentário:

  1. que lindo Téo isso e pra fica mesmo pensando pq afinal é verdade dos dias de hoje...
    te admiro muito pelo seu lindo trabalho
    te desejo tudo de melhor
    te adorooooooooooo mtooooooo

    ResponderExcluir