sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Amor e paixão

Quanta loucura o ser humano é capaz de fazer quando está amando! Pensando bem, não sei se nesses momentos de insensatez o sentimento que impera é o amor. Pois, como bem escreveu a bióloga e escritora Dani Duarte (2007), “paixão é euforia, amor é calmaria. Paixão é vendaval, amor é brisa”.

Que sentimento foi aquele que levou Páris, o príncipe de Tróia, a raptar Helena de Esparta, causando assim uma das mais famosas guerras? Acredito que não pode ter sido amor. O jovem nunca tinha sequer visto a bela rainha, apesar de Afrodite lhe garantir que Helena era a mais bela dentre as mulheres. Talvez iludido pela oferta da deusa da beleza e do amor, Páris vendou os olhos com a paixão instantânea que brotava ali.

Acredito que amor mesmo quem sentia era Menelau, rei de Esparta e marido de Helena, que reuniu todos os exércitos da Grécia, que antes lutavam entre si, para recuperar a honra de sua cidade-estado e trazer de volta sua esposa.

Deixando de lado a guerra de Tróia, faço um novo questionamento. Existe alguma verdade na expressão “amor à primeira vista”?

Penso que não. Pois mesmo que num olhar clínico possamos ver tamanha beleza em uma pessoa, nossa análise não irá muito além disso. Aquele calor que sentimos que faz o coração disparar, a respiração ficar ofegante, os olhos brilharem, são os principais indícios da paixão repentina. Não que o amor seja incapaz de proporcionar tudo isso, mas a intensidade com que os apaixonados sentem o contato, mesmo que somente visual, da pessoa desejada, é incomparável.

Fazendo uso, mais uma vez, das palavras de Dani Duarte (2007), “paixão é rápida, amor é duradouro. Paixão é súbita, amor é progressivo”.

Já ouvi dizer que somente vivendo várias paixões é que saberemos lidar com um verdadeiro amor. Talvez assim seja. Eu mesmo, que neste momento estou conduzindo o texto ao seu fim, não sei se estou apaixonado ou se estou amando.

Se for paixão, logo haverei de saber. Se for amor, somente o tempo irá dizer, e não tenho pressa alguma para me assegurar de um sentimento desta magnitude. Prefiro, simplesmente, vivê-lo.

7 comentários:

  1. Parabéns Teo!
    Um texto bem simples, realista, e bonito. Gostei...
    Muita luz pra você!

    ResponderExcluir
  2. Um critico de amor e paixao ?
    Pelo menos tu tem os pes no chao . Isso te livra da desilusao.

    curti o texto até xD

    ResponderExcluir
  3. Mas não é que o moço sabe mesmo de sentimentos? ashuahshuahshau
    Bem legal, continue escrevendo bastante!

    ResponderExcluir
  4. Fera dos meu , bacana isso ai mano amor e paixão..
    Tem que fazer umas letras de musicas..

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!
    Tá escrevendo muito bem,
    abraço!

    ResponderExcluir